Notas

Novidades e avisos sobre os desdobramentos da pesquisa

O projeto contempla também a manutenção e proliferação da pesquisa e pretende levar seus produtos: livro, exposição e website, ao alcance do grande público. Fique ligado.

Lette Verein Berlin, celebrando 150 anos de fundação, convida para a abertura da exposição

2 de Junho de 2016, 18h00. Lette Verein Berlin, Viktoria-Luise-Platz 6, Berlin Schöneberg - Alemanha

A Santa Casa de São Paulo, o Provedor Dr. José Luiz Edygio Setúbal, a Mordomo do Museu, Sra. June Locke Arruda

convidam para a abertura da exposição / 25 de maio de 2016, 11h30 / Museu da Santa Casa de São Paulo, Rua Dr. Cesário Mota Jr., 112, Largo do Arouche, São Paulo

Lançamento do livro, exposição e site do projeto, dias 9 e 10 de novembro de 2013

Lilly Ebstein Lowenstein (1897-1966) viveu entre a ciência e a arte, desenhando e realizando fotomicrografias nos campos da Medicina e da Zoologia. Nascida na Alemanha, ela estudou fotografia científica e desenho na Escola Lette-Verein, em Berlim, entre 1911 e 1914. Em 1925 imigrou com o marido Max Lowenstein e os dois filhos para São Paulo.

Em 1926, tornou-se desenhista e fotomicrógrafa da Seção de Desenho e Fotografia na Faculdade de Medicina de São Paulo, da qual seria chefe de 1932 a 1956. Lilly trabalhou em pesquisas e artigos de Alfonso Bovero, Renato Locchi, Carmo Lordy, Ernesto de Souza Campos e Odorico Machado de Souza, entre muitos outros. A Faculdade de Medicina foi integrada à Universidade de São Paulo (USP) em 1934.

Entre 1930 e 1935 Lilly foi colaboradora do Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal, principalmente em pesqusias de José Reis e da Seção de Ornitopatologia. O Instituto Biológico e a Faculdade de Medicina são duas instituições centrais de ciência e pesquisa na história da cidade de São Paulo. Em seu trabalho, Lilly conjugava o conhecimento técnico da fotografia e do desenho, o estudo das ciências e um notável talento artístico. Uma vida com arte dedicada à pesquisa e à difusão da ciência.

A pesquisa foi realizada junto aos acervos da Biblioteca/Centro de Informação e Referência em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP; Escola Lette-Verein em Berlim; Centro de Memória do Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz” da Faculdade de Medicina da USP, Arquivo Nacional e arquivo da Reitoria da USP.